Estilo Retrô: Jackie O

19/07/2010 at 10:10 pm 1 comentário

Jackeline Bouvier Kennedy Onassis (ufa!) foi uma das primeira-damas mais famosas do Estados Unidos, reconhecida por seu estilo e elegância.

Nascida em uma família rica e aristocrática, Jackie se casou com John F. Kennedy em 1953, começando a partir daí sua fama. Dizem que o casamento aconteceu basicamente porque Jackie acrescentava sofisticação e tradição à imagem do futuro presidente, e que, sem ela, ele nunca teria sido  eleito. Tirando essas fofoquinhas presidenciais, Jackie ficou famosa de fato por suas roupas.

Durante todo o tempo que JFK esteve na presidência, Jackie representava o que existia de mais elegante na moda da época e lançou várias tendências entre as mulheres americanas. Chapéus, luvas brancas, pérolas e sapatos de salto baixo eram constantes em seus looks.

Jackie sabia o que lhe caia bem e não pensava em duas vezes na hora de repetir um modelo que tinha ficado bom, e isso ficava claro em seus looks de festa. Os estilistas preferidos dela eram Valentino e Givenchy, mas, por ser mulher do presidente dos EUA e tal, ela não podia usar só roupas de estrangeiros, né? Então seu guarda-roupa oficial passou a ficar nas mãos de Oleg Cassini, um parisiense radicado nos Estados Unidos.

A tendência mais conhecida é, sem dúvida, os óculos. Foi Jackie que popularizou e tornou chic os óculos gigantes, tapando metade do rosto. Esse modelo de óculos foi escolhido a dedo por ela para disfarçar imperfeições – assim como o cabelo penteado para cima e para trás (valorizando a testa pequena), as luvas brancas (para suavizar as mãos pouco femininas) e as sapatilhas (que disfarçavam o pesão nº 40 de Jackie).

Uma tendência que Jackie também lançou mas que pouca gente conhece é o chapéu pillbox, que tem esse nome por, bem, se parecer com uma caixa de pílulas gigante. Ela geralmente combinava os chapéus com a cor da roupa.

Depois da morte de Kennedy, Jackie se casou com o milionário grego Aristóteles Onassis (o avô da Atina, sabe?) e é do sobrenome dele que vem o “O” que o pessoal usa para chamá-la.

Jackie morreu em 1994 de câncer linfático, mas seu estilo continua vivo até hoje. Michelle Obama é frenquentemente comparada a ela (por seu bom gosto e elegância) e a mídia americana inclusive tem a chamado de Michelle O.  A primeira-dama francesa, Carla Bruni, também tem sido comparada com ela pelo mesmo motivo.

Essa semana, a Katie Holmes foi fotografada no set de filmagem de The Kennedys, uma minissérie do History Channel (meu canal favorito hihihi). Parece que a Rachel Weiz também vai interpretá-la em um filme, mas não sairam muitos detalhes ainda.

Anúncios

Entry filed under: Estilo. Tags: .

Pretty Little Liars Dia do Amigo!

1 Comentário Add your own

  • 1. Ligia Baleeiro  |  03/02/2011 às 11:55 pm

    Amei o blog! Parabéns! Super bem feito! Voltarei sempre!

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


As Seguidoras

Maria Fernanda tem 18 anos, muitos muitos livros e um fraco por bolsas. É de Escorpião, estuda Relações Internacionais na ESPM e adoraria morar em Londres. Costumava ver My Fair Lady e Guerra e Paz em vez de filmes infantis quando era criança. Seus únicos vícios são o Twitter e os cafés vanilla da Nestlé.

Gabrielle tem 18 anos, é do signo de Leão e estuda Jornalismo na PUC-RS. É fã de F.R.I.E.N.D.S, The O.C. e Sex and The City e sua vizinhança perfeita seria uma Livraria Saraiva e um Starbucks. Tem uma cachorrinha chamada Duda e adoraria morar em New York.

Bloglovin’

bloglovin

%d blogueiros gostam disto: