Estilo Retro: Joan Crawford

03/05/2010 at 7:19 pm 1 comentário

Ultimamente está tão na moda falar de Audrey Hepburn que a gente até esquece que houve outras divas de importância no cinema antes dela, né?

Uma delas é Joan Crawford, uma das atrizes de maior importância do cinema da década de 1920. Nascida em 1904 (ou 1905/06, dependendo da fonte), essa texana teve uma longa carreira de mais de 30 anos, interpretando todo o tipo de papéis, desde flappers dos anos 20 até femme fatale.

Além de ganhar um  Oscar de Melhor Atriz em 1946, Joan também fez cerca de oitenta filmes, ganhou uma fortuna e chegou até a ser presidente da Pepsi por um tempo! E isso a partir do nada – há boatos que ela chegou inclusive a trabalhar de stripper para se manter na adolescência.

Joan se reiventou muitas vezes ao longo de seus 30 anos de carreira – foi loira, ruiva, morena, menina pobre que ascende socialmente, devoradora de homens… Mas sua maior contribuição à moda foi resultado da parceria com o figurinista Adrian, que transformou seus ombros largos em um de seus maiores trunfos, c0m figurinos atrevidos que, pela primeira vez na história do cinema, evidenciavam os ombros ao invés de escondê-los.

Joan Crawford também foi a precursora do Angelina-Jolinismo em Hollywood, tendo adotado quatro crianças (e um cachorro).

Ela morreu em Nova York, em 1977, aos 73 anos.

Saiba mais:

  • Livro Mis Inmortales del Cine: Hollywood Años 30, de Terenci Moix.
  • Livro Mamãezinha Querida, de Cristina Crawford, filha adotiva de Joan, que retrata o modo tirânico que ela tratava os filhos
  • Legendary Joan Crawford
  • IMDB – Joan Crawford (excelente fonte de consulta sobre sua filmografia)

Anúncios

Entry filed under: Estilo. Tags: .

Angie e Johnny em Venice Filme da semana: A Noiva Perfeita

1 Comentário Add your own

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


As Seguidoras

Maria Fernanda tem 18 anos, muitos muitos livros e um fraco por bolsas. É de Escorpião, estuda Relações Internacionais na ESPM e adoraria morar em Londres. Costumava ver My Fair Lady e Guerra e Paz em vez de filmes infantis quando era criança. Seus únicos vícios são o Twitter e os cafés vanilla da Nestlé.

Gabrielle tem 18 anos, é do signo de Leão e estuda Jornalismo na PUC-RS. É fã de F.R.I.E.N.D.S, The O.C. e Sex and The City e sua vizinhança perfeita seria uma Livraria Saraiva e um Starbucks. Tem uma cachorrinha chamada Duda e adoraria morar em New York.

Bloglovin’

bloglovin

%d blogueiros gostam disto: